terça-feira, 17 de abril de 2012

Ensino para os novos pilotos

A automação das aeronaves atuais não pode ser vista como um problema em sí: é inegável que escrever com o computador é melhor  que usar uma antiquada máquina de escrever. Assim como uma aeronave atual, com todo seu pacote de automação computadorizada é mais eficaz que um equipamento analógico, onde os cálculos mentais do aviador apresentam sua humana e compreensível margem de imprecisão.

Mas e o treinamento ? Evidentemente que não deve ser igual ao de antigamente. 

O SMS (Safety Management System) - aqui no Brasil, Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO), é uma introdução de conceitos mais modernos de gestão das operações aéreas. Visa prevenir a ocorrência do "acidente organizacional", entre tantos outros aspectos da safety tradicional abordados, é uma visão mais abrangente, atual das operações aéreas.

O CRM (Crew - Cockpit - Cabin - Company - Resources Management) ou seja, a disseminação educada, oportuna e fluente de informações referentes ao vôo, distribuição de tarefas e aceitação das autoridades funcionais - é um treinamento que aborda o aspecto "fatores humanos" que concorrem para um acidente aeronáutico. É um diferencial atualmente muito bem aceito e compreendido pelas tripulações e empresas.

Aparentemente o perfil psicológico e de formação do aviador necessita de mudanças. Não que os atuais aviadores estejam desatualizados. Mas que os iniciantes estejam mais focados nos aspectos da interface humana na operação das aeronaves, porque outros aspectos críticos têm ficado cada vez mais (bem) resolvidos pela automação embarcada.

Esta abordagem, propositalmente superficial, tem como objetivo estimular os comentários a respeito do tema "formação de pilotos - o que precisa mudar?"

Aguardo sua participação.