terça-feira, 10 de maio de 2011

O famoso Marrone e o (ex) anônimo Cmte Almir

Sendo o foco a segurança (de vôo) operacional, deixo claro que meu objetivo não é "explicar" o acidente ou apontar responsabilidades. Não faço parte da equipe de Investigação de Acidentes Aeronáuticos designada, e como GSO sei que o correto é aguardar o relatório final feito pela autoridade aeronáutica.

"A única coisa que presta num acidente aeronáutico são as informações que se obtém para evitar que outros acidentes venham a ocorrer em circunstâncias semelhantes". Este é o propósito deste comentário.

Como piloto executivo que já fui, sei que a proximidade com o proprietário da aeronave acontece por força da própria atividade. Bons pilotos da aviação executiva sabem que a facilidade de acesso e a aparente liberdade para dialogar não devem ser confundidas com intimidade ou amizade, especialmente no decorrer da realização das funções de aviador do piloto executivo.

Mas a afabilidade natural de nosso povo, aliada à presença de uma figura carismática, economicamente "poderosa", cercada de auxiliares prontos para atender praticamente tudo (até caprichos),  e premida pelas necessidades das atividades do astro, podem gerar pressões que levam o aviador a assumir riscos (indevidos) também.

Claro que a maioria costuma ser intransigente no cumprimento de todas as obrigações e precauções pertinentes. ISSO PODE EXPLICAR A ROTATIVIDADE DOS AVIADORES DA AVIAÇÃO EXECUTIVA.

Aproveitando a oportunidade das especulações da mídia alvoroçada, quero deixar o recado aos aviadores:

A autoridade do Comandante da aeronave termina na presença do proprietário (explorador). Todavia, faz parte das atividades do piloto executivo, ASSESSORAR o seu patrão a respeito das atividades aeronáuticas e especialmente agir como "safety".

Mesmo que isso lhe custe o emprego, é melhor do que um acidente e a exposição pública associada a fatos negativos.

Abraços carinhosos e solidários ao Cmte Almir, profissional sério e dedicado, que agora vai ter que passar uma temporada aprendendo a caminhar com seu (único) pé e sua prótese, desejando estar voando...

Nenhum comentário:

Postar um comentário