sábado, 3 de setembro de 2011

Para voar ou pilotar: "Chauffeur" ou Aviador ?

É comum nos sites ou pessoalmente as seguintes perguntas:
a)      Quero saber quanto ganha um aviador (dizem piloto*), para saber se eu quero ser...
b)      É difícil ser "piloto" ?
c)      "Compensa" ser piloto ?

Minhas respostas costumam ser:

a)      Um aviador ganha menos do que você gostaria ou acha que merece, porque quem costuma perguntar quanto ganha para exercer uma atividade profissional, geralmente passa a vida toda reclamando. Acha que o salário é baixo e por isso não se esforça. Daí torna-se um profissional mediano ou sofrível, e o seu salário sempre fica abaixo da média e costuma encabeçar as listas de demissão. No caso da aviação, nos primeiros vôos de avaliação e reavaliação (denominamos cheques e recheques), costuma ser "aprovado nos mínimos". Os colegas ficam "ariscos" (muito atentos) quando vão voar com eles. No cheque de promoção para comandante em uma empresa de linha aérea regular, costumam ser reprovados, e transformam-se em primeiros oficiais ou copilotos contestadores e sabichões. Na primeira oportunidade, entra com uma ação judicial contra a empresa sua empregadora, para de voar e vai tentar recomeçar em outra profissão. Costuma declarar que não teve sorte. Isso quando não se envolvem em algum acidente aeronáutico;

b)      Se você busca fazer algo porque é fácil, não terá sua atividade profissional prestigiada e nem remuneração diferenciada. Se fosse fácil, não precisaria ter treinamento, cursos, avaliações... Se está temendo dificuldades, melhor desistir antes de começar. Viver é difícil ! Mas para quem gosta e quer, consegue superar as dificuldades !


c)      Ser aviador compensa ! Compensa para quem gosta de estudar manuais imensos; para quem vai fazer uma decolagem sabendo que um segundo pode ser muito tempo e lhe custar a vida; Compensa para quem não liga de acordar de madrugada e ver o sol nascer pelo parabrisas do avião, ferindo seus olhos a ponto de causar sensação de que estão cheios de areia;
    Compensa para quem gosta do cheiro de querosene queimado, de ruidos altos e vibrações constantes; De trabalhar ao lado de uma janela constantemente gelada a ponto de te doer o ombro, caso resolva relaxar e nela se apoiar; compensa para quem acha importante confiar em instrumentos para achar uma pista molhada à sua frente, sabendo que sua decisão de pousar ou arremeter, a 60 metros ou menos de altura não pode ser retardada nem um segundo por hesitações. Compensa ser aviador, médico, engenheiro, advogado, empresário ou policial ! Basta gostar !
Finalmente, para alegria de todos, informo que absolutamente tudo a respeito de aviação está publicado em legislações facilmente encontradas nos sites especializados, gratuitamente. Também vários blogs como o meu, sites e reportagens (ressalva: cuidado com matérias escritas por jornalistas - costumam ser poéticas, dramáticas, e fantasiosas). Leia informações em sites de aviação, não da imprensa em geral. Assim, você poderá saber como é ser aviador.
... to be continued 

7 comentários:

  1. Excelente post, Luiz!
    Acabei de escrever um post no meu blog recomendando seu texto:
    http://paraserpiloto.wordpress.com/2011/09/04/vale-a-pena-ser-piloto/

    ResponderExcluir
  2. Pois Luiz, mais um excelente artigo.
    E diz respeito a toda e qualquer profissão ou atividade humana.
    Há um imenso custo nesta coisa toda. E o maior prejuízo é sempre do próprio insatisfeito, embora ele nunca vá entender isto.
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, Luiz! Muito bom o post.
    Uma vez eu estava conversando com um taxista sobre a atividade aérea, e ele comentou: "quem pega uma boca dessas (piloto de linha aérea) está feito, não precisa se preocupar com mais nada na vida!" Podem não ter sido precisamente essas as palavras, mas a impressão que tive é que ele estava confundido aviação com funcionalismo público.

    Também é interessante notar a quantidade de pessoas que procuram cursos de aviação incentivados somente por filmes e TV, uma tendência que vem aumentando nos últimos tempos. Infelizmente, boa parte dessas pessoas desistem logo no teórico do PP. Como você falou, a imprensa geral cria uma imagem imprecisa da realidade da coisa.

    ResponderExcluir
  4. Tremendo post caro Cmte.! Conciso e abrangente, definitivamente fechou o assunto! ;)
    É um post para qualquer carreira, é um post para a vida de qualquer um que tenha realmente o objetivo de alcançar um sonho! :)
    Sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  5. A cada dia que passa tenho a mais absoluta certeza de que para quem gosta do que faz o do que quer fazer a profissão é uma extensão de sua vida como um todo, independente de ganhos e perdas.
    Tenho certeza de que sou exatamente assim.. um apaixonado por aviação - Helicóptero em especia.
    E deixa eu correr atrás desta "extensão", pois o tempo não te espera. Muito obrigado e parabéns! Roberto

    ResponderExcluir
  6. tá se achando né seu merda!!! Que porcaria de post

    ResponderExcluir
  7. O Raphael é um belo exemplo do inicio do texto...

    Parabéns Luiz!
    Isso é só pra quem é apaixonado pelo que faz :)

    ResponderExcluir