domingo, 30 de março de 2014

VELOCIDADE DE ESTOL NÃO EXISTE !

Não importa a atitude do avião: O ângulo de ataque depende do vento relativo !


Velocidade de estol é uma condição que costuma ser mal entendida aos iniciantes na arte e ciência de pilotar aviões. Especialmente porque muitos dos aviões de treinamento empregados no Brasil atualmente não permitem a realização do estol de velocidade.

Esclarecendo aos neófitos, ou reafirmando o que você já sabe: 

Sob a ação de um vento relativo, todo aerofólio tem um ângulo de ataque, denominado ângulo de ataque crítico, a partir do qual ocorre o descolamento da camada-limite da sua superfície, causando uma súbita diminuição das forças aerodinâmicas úteis. Em um avião, esse fenômeno denomina-se estol, quando as asas perdem sustentação, causando perda de altitude.
O procedimento de recuperação é conhecido de todos*.
Costuma-se ensinar ao piloto aluno, que o avião estola a determinada velocidade, quando na verdade deveria se dizer que o avião estola nivelado (com ou sem motor) em determinada velocidade (essa velocidade é menor se o avião monomotor a hélice esteja com motor acelerado).
O avião estola, não porque está voando a determinada velocidade. Estola porque o ângulo de ataque das asas está igual ou maior que o angulo de ataque crítico. Independe da velocidade ! Depende da eficiência do profundor e da velocidade (brusquidão, tosqueira, paúra, medo) com que o manche é levado para trás.
Daí o infeliz fato de alguns pilotos inexperientes querendo fazer recuperação à baixa altura, "colam" o manche no peito (erradamente), excedem o angulo crítico das asas e vão, com o avião estolado, "placar", agredindo o planeta. A velocidade do avião, nestes casos, estará acima da inexistente "velocidade de estol".

* Caso você não conheça, matricule-se em uma escola de pilotagem.


INDICADOR DE ÂNGULO DE ATAQUE


Aeronaves a jato e de transporte público são obrigadas pela legislação a serem equipadas um indicador de ângulo de ataque. E este é um instrumento muito muito útil para se operar um avião com segurança.
Esqueça o velocímetro. Se o ponteiro indicador de angulo de ataque estiver no verde, seu avião está voando. No meio do amarelo, uma boa velocidade de aproximação. No vermelho, seu avião vira uma bigorna (sem asas) ...





 















Porque a legislação não obriga que todos os aviões, inclusive os da aviação geral e principalmente de instrução, tenham pelo menos um indicador de ângulo de ataque instalado e funcionando ?

As universidades norte americanas já utilizam em sua frota de aviões de instrução, os indicadores de ângulo de ataque das imagens acima. Vide http://news.erau.edu/top-news/find-news-releases/2013/aoa-indicators-cessna-fleet.html
 

2 comentários:

  1. A velocidade de estol EXISTE!
    Uma vez que independente do angulo de ataque a velocidade é captada pelo pitot que se encontra no mesmo angulo que a asa, indicando assim a velocidade que a mesma se encontra.
    O estol de velocidade é outro tipo bem diferente e não relacionado a velocidade de estol e sim ao deslocamento do ar sendo perpendicular a aeronave.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Matheu Andrade de :Moraes:
    Os manuais dos aviões citam velocidade de estol nivelado. Alguns aviadores esquecem-se disso, perigosamente. Esquecem que estol em curva ocorre a uma VI (velocidade indicada) maior do que reto e nivelado; qua a velocidade de estol varia com o peso do avião.
    Compreendo sua discordância, mas procure entender melhor o que publiquei. Pesquise por ângulo de ataque crítico que entenderá melhor.
    Agradeço por ter lido o post e pelo seu comentário.
    Fique à vontade para novos questionamentos.
    Fly safe !

    ResponderExcluir