quinta-feira, 28 de abril de 2011

Lições de quem viveu e morreu

"Navegando" descobrí o blog do Chang Tsai "COISAS PARA SE PENSAR", que faz referência ao livro do aviador Milton Terra Verdi, que fez um pouso forçado na selva Bolíviana em 1960.
Seu cunhado que o acompanhava, faleceu uma semana depois do acidente.
O aviador sobreviveu por 70 dias, e escreveu um diário que serviu tanto para o livro citado, como para fornecer subsídios importantes para os manuais de sobrevivência na selva que dispomos.

Naturalmente não estou relegando a segundo plano o drama pessoal dos envolvidos, mas respeitosamente destacando os aspectos de SAFETY que poderão ser úteis aos leitores  entusiastas da aviação que lêem esta publicação eletrônica.

Vejam o link:

http://outsidethebox2006.blogspot.com/2010/04/o-diario-da-morte-de-milton-terra-verdi.html

É um chamamento à reflexão, e avaliação da importância dos detalhes da preparação de um vôo que se tornam vitais em situações inesperadas. 

ESTAR PREPARADO é a questão central da atividade aeronáutica, porque surpresas, para os aviadores, costumam quase sempre ter sabor muito amargo.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

ESTOU SEGURO ?



LISTA DE VERIFICAÇÕES:  EU ESTOU “SEGURO” 

(I.M. S.A.F.E. checklist)

I     Illness / Doente
– Eu percebo algum sintoma de doença?
Medication / Medicação
– Eu utilizo algum medicamento por prescrição ou controlada?
  
 Stress / Pressões

– Eu estou sob pressão psicológica do trabalho?
  Atormentado devido assuntos financeiros, problemas de saúde, ou desentendimento em família?
A   Alcohol / Álcool
– Eu bebi nestas últimas 8 horas ? Nas últimas 24 horas ?
F   Fatigue / Fadiga
– Eu estou cansado, ou o repouso não foi suficiente ?
E   Eating / Alimentação
– Eu estou adequadamente alimentado ?

domingo, 3 de abril de 2011

Comportamentos e atitudes perigosas em aviação

Muitas vezes a ação repetitiva não permite ao atuante analisar essa ação como uma forma insegura de realizar o trabalho.
Por exemplo, quando o motorista comete "barbaridades" ao volante, como não manter a distância do veículo à frente, não sinalizar para mudanças de direção ou exceder as velocidades permitidas.
Caso o acmpanhante faça alguma observação sobre o risco de agir assim, o motorista, de forma arrogante, responde que tem "carta" (ou "trocentas horas de vôo) e nunca aconteceu nada de errado...
Isso mostra que o acaso ainda não o "premiou" com um acidente, e que provavelmente ele faz também outras coisas erradas!
.
São vícios adquiridos que são resultantes - ou de um ensino inadequado, ou que instalou-se ao longo do tempo por falta de supervisão, autocrítica e desatualização.
.
Arrogância e prepotência são atitudes que predispõem a acidentes !

Reconhecimento de atitudes perigosas de um aviador !


Estar apto para voar com segurança depende em mais do que somente da condição física do aviador e de suas habilitações técnicas válidas.
A atitude afetará sempre a qualidade das suas decisões.
ATITUDE é a predisposição para responder a situações, eventos ou pessoas de uma determinada maneira.
Foram identificadas cinco atitudes perigosas que podem interferir com a capacidade do aviador em tomar decisões seguras e/ou exercer sua autoridade de comando de forma apropriada:

Antiautoridade: "Não me mande !" 
.
Impulsividade: "Fazer impensadamente"
.
Invulnerabilidade: "Isto não acontece comigo"
.
Macho: "Eu posso fazer qualquer coisa"
.
Resignado: "O que eu ganho com isso?"

                                         Extraído do Manual do Instrutor de Vôo - F.A.A.
                                         Aviation Instructor Handbook-FAA-H-8083-9
                                         Revised 1999-US Department of transportation

ANTIAUTORIDADE: "Não me mande ! "

  • Esta atitude é encontrada em pessoas que não gostam que ninguém lhes diga o que fazer, porque acham que sempre estão com a razão. 
  • Querem dizer com isso: Sou superior a todos e ninguém precisa me dizer o que é o certo.
  • Costumam ficar ressentidas caso alguém faça alguma observação a respeito de alguma conduta ou procedimento que esteja fazendo.
  • Tende a "desafiar" as regras, regulamentos e procedimentos, fazendo as coisas do seu jeito.
  • Não gosta de aplicar os fundamentos do CRM, EM-CRM ou CRM Corporate.
Esta atitude se manifesta nas pessoas em variados graus de intensidade, e não costuma ser constante em seu comportamento.
É importante entender esse comportamento, para identificar quando nós estivermos agindo assim, para refletirmos, reconhecer os perigos daí decorrentes.
E especialmente não se sentir diminuído pelo fato de agir conforme as regras ou orientações de alguém.
Uma forma branda disso é "o copiloto que tem resposta para tudo", especialmente quando não está fazendo o que deveria...

IMPULSIVIDADE: "Agir sem pensar"

Essa atitude é a de pessoas ansiosas, que querem fazer, fazer alguma coisa, qualquer coisa, imediatamente.
É frase comum a ser dita aos iniciantes na aviação: Se não sabe o que fazer, é melhor pensar antes de fazer qualquer coisa, do que fazer qualquer coisa sem pensar. Ou simplesmente: na dúvida, arremeta (do pouso ou do procedimento do qual se tem dúvidas).
Pessoas que não param para pensar o que deve ser feito, agarram-se à primeira opção que identificam, por impulso, e que nem sempre é o certo.
Esqueçam do "piloto tem que ter reflexo rápido", e substituam por "aviadores planejam o que fazem, e sempre estão sabendo o que deve ser feito, cinco minutos antes".

Invulnerabilidade: "Isto não acontece comigo"

Pessoas que acham que acidentes só acontecem com os outros, e jamais refletem que elas podem estar envolvidas no triste fato.
Aviadores que pensam dessa maneira estão mais expostos ao risco, e tendem a se envolver mais com incidentes/acidentes.

Machão: "Eu consigo fazer qualquer coisa"

São os aviadores que estão sempre tentando provar que são mais ousados do que qualquer outro: Querem que todos saibam que voa em condições meteorológicas marginais, usa a aeronave nos limites (além ?) de sua capacidade, aceita itens pendentes na manutenção...
Aviadores com esse perfil obviamente estão mais expostos às possibilidades de se envolverem em incidentes e acidentes, porque se predispõem a assumir riscos além do tolerável na aviação.

quinta-feira, 31 de março de 2011

Informação: ferramenta de Prevenção !

O Gestor de Segurança Operacional - GSO de sua organização não conseguirá, mesmo querendo, estar presente em todas as situações operacionais desenvolvidas.

Mas a informação a respeito das condições operacionais é de grande valor para a implantação de medidas de proteção e defesa contra qualquer sequencia de eventos que possa culminar em incidente ou acidente.
O meio para disponibilizar informações de Segurança Operacional para o GSO é o RAC - Relato de Aviação Civil, seguindo a denominação atual, que tem o mesmo formato, disposição e finalidade do RELPREV - Relatório de Prevenção, conforme apresentado na postagem anterior.
Você pode clicar na imagem do relatório com o botão direito do mouse e optar por salvar a imagem, para imprimí-la e preencher o seu RAC na cópia impressa, para remeter ao GSO.
Poderá ainda enviar o seu RAC usando a opção "comentário" deste blog, que por ser moderado, não será publicada imediatamente após enviada.
O GSO ao verificar o conteúdo durante a moderação, fará o seu processamento usando o critério de confidencialidade da informação apresentada, e a manterá sob sigilo.

Relato de Aviação Civil e Relatório de Prevenção

Sempre que constatar, vivenciar, souber ou entender que determinada situação, procedimento ou condição possa deteriorar a Segurança Operacional da organização, preencha um Relato de Aviação Civil e o envie ao GSO.
 

Para quem eu escrevo

Serão aqui publicadas informações de Segurança Operacional, focadas no público constituído especialmente de:
  •  alunos-pilotos dos Aeroclubes;
  •  aficcionados frequentadores ou não do aeroclube;
  •  pilotos aerodesportivos;
  •  Instrutores de Vôo elementar;
  •  Pilotos da aviação geral
 E os conteúdos buscarão genéricamente responder a questão: "o que eu posso fazer para voar com mais segurança?"
Seus comentários são muitos valiosos para que os assuntos abordados sejam interessantes, atuais e úteis.

terça-feira, 29 de março de 2011

... então eu posso voar tranquilo porque tem gente cuidando ?

O sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional não vai voar o avião para você.
Assim, a responsabilidade pela condução segura das operações é das tripulações.
O Gestor da Segurança Operacional da organização, juntamente com os dirigentes envolvidos, trabalhará no sentido de identificar os perigos a que estão expostos, e tomar medidas para diminuir a exposição ao risco, amenizar as consequências decorrentes do evento ou ambas, através de procedimentos publicados.
CUMPRIR OS PROCEDIMENTOS determinados (e os recomendados) é o que se espera das tripulações para que tudo termine bem.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Gestão da Segurança Operacional - Porquê ?

O sistema de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos "tradicional" é focado nos aspectos técnicos da operação de aeronaves.
A Gestão da Segurança Operacional, recomendada pela ICAO (Organização de Aviação Civil Internacional) é uma abordagem mais abrangente do tema.
SMS (Safety Management System), sigla em ingês do SGSO estabelece um processo de gestão, com abordagem parecida aos métodos de administração da qualidade, focada na identificação dos riscos operacionais da organização, imediato estudo e implantação de medidas mitigadoras visando diminuir ou eliminar o risco.
Este processo traz para os administradores responsabilidades diretas com a segurança das operações da empresa.
O SGSO trabalha com  documentação detalhada das operações, gerando quantificações que permitem o estabelecimento de metas a serem cumpridas, no sentido de melhoria na Segurança Operacional da empresa.
Este é um processo que vem se somar aos esforços de décadas de trabalho de prevenção de acidentes aeronáuticos, para ampliar os resultados de excelência na preservação de vidas, recursos e materiais nas operações aéreas. 

Aeroclube de Uberlândia - Aprovação do MGSO

O Manual de Gestão de Segurança Operacional - MGSO do Aeroclube de Uberlândia foi analisado e aceito pela GGAP da ANAC, em Ofício nº 289/2011-GGAP/ANAC, de 24 de março de 2011.
Significa que o Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional do Aeroclube de Uberlândia está aprovado, e as ações e providências propostas no seu MGSO estão de acordo com a Resolução 106/2009 da ANAC.
 
Brevemente serão divulgados eventos de promoção e divulgação da Segurança Operacional, a serem realizados no âmbito deste Aeroclube.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Criada a Secretaria da Aviação Civil - SAC

Na última sexta-feira (18), a presidente Dilma Rousseff assinou a medida provisória que cria a Secretaria de Aviação Civil (SAC), com status de ministério, para coordenar a reestruturação dos aeroportos brasileiros e garantir a infraestrutura necessária ao país na Copa do Mundo de 2014.

Como a própria presidente já admitiu à imprensa, o modelo adotado daqui para a frente para lidar com o gargalo deve ser o de concessão para administração privada dos terminais, processo que ocorrerá de forma gradativa.

Com a criação da nova pasta, a aviação civil sai do âmbito do Ministério da Defesa.

Apresentação do MGSO do Aeroclube de Uberaba

No sábado, dia 19 de março de 2011, estiveram reunidos diretores, sócios e frequentadores do Aeroclube de Uberaba para serem informados a respeito da implantação do SGSO na Organização, bem como a apresentação do MGSO que o norteia.
Agradecemos a presença de aviadores e sócios do Aeroclube pela participação, e convidamos a todos para os próximos eventos, que ocorrerão em breve.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Divulgação do SGSO do Aeroclube de Uberaba

O Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional do Aeroclube de Uberaba será divulgado para os sócios e demais frequentadores da entidade neste sábado, dia 19 de março de 2011 na sala de aula principal do Aeroclube. Terá início as 08h30' sob forma de painel, coordenado pelo GSO (gestor de Segurança Operacional).
O SGSO é descrito e parametrizado pelo MGSO - Manual de Gerenciamento da Segurança Operacional, cujas cópias ficam disponíveis ao público na secretaria do Aeroclube.
O objetivo é manter os níveis de Segurança Operacional do Aeroclube dentro dos padrões preconizados para a atividade aérea supervisionada pela ANAC, e otimizar esses padrões para um nível de excelência, conforme a missão da organização.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Aeroclube de Uberaba: Aprovação do MGSO

O Manual de Gestão de Segurança Operacional - MGSO do Aeroclube de Uberaba foi analisado e aceito pela GGAP da ANAC, em Ofício nº 112/2011-GGAP/ANAC, de 25 de fevereiro de 2011.
Significa que o Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional do Aeroclube de Uberaba está aprovado, e as ações e providências propostas no seu MGSO estão de acordo com a Resolução 106/2009 da ANAC.
 
Brevemente serão divulgados eventos de promoção e divulgação da Segurança Operacional, a serem realizados no âmbito deste Aeroclube.

Apresentação

Caro internauta:

Esta publicação eletrônica visa dar transparência às ações empreendidas na implantação do Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional das seguintes organizações:

- Aeroclube de Uberaba
- Aeroclube de Uberlândia

Colaborações com opiniões e artigos serão bem vindos, desde que contribuam para o objetivo de fortalecer e disseminar a cultura de Segurança Operacional (Safety - Segurança de Vôo), conforme a ótica deste GSO, autor do blog.